Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filtrar por categoria
Aeroporto
CATs
Clipping
Estudos
Eventos
Hotelaria
Mundial
Notícias
Operadoras
Porto
Publicações
Redes Sociais
Rodoviária
Trimestrais

PESQUISA DE IMPACTO DO CRESCIMENTO DO SETOR HOTELEIRO EM MACEIÓ

Mais do que um tema contemporâneo, a Sustentabilidade tem se tornado uma característica própria dos negócios firmados neste século. Quando pensamos em abrir uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, logo nos reportamos para o futuro e perguntamos: ela é sustentável? Apresenta características que a sustentarão social, ambiental e economicamente? É partindo dessa premissa que o Sebrae Alagoas, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Alagoas, encomendou ao Grupo Prospecta a Pesquisa de Impacto do Crescimento da Demanda e Oferta do Setor Hoteleiro em Maceió, que ora apresentamos. O estudo visa analisar a capacidade de absorção da hotelaria da capital alagoana, com base na integração das informações de demanda e oferta.

Autores(as):

ABIH e SEBRAE

Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário

Desde 2013, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) realiza a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário”, a qual avalia a experiência do passageiro em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, bem como monitora o desempenho de diferentes processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens entre outros, nos principais aeroportos do país.

Autores(as):

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

GLOSSÁRIO DO TURISMO

O “Glossário do Turismo” foi elaborado com o propósito de reunir, em um só documento, termos relacionados ao turismo, extraídos de normativos e publicações do Ministério do Turismo e da Embratur ao longo dos últimos 15 anos. Ele abarca mais de 150 termos, disponibilizados em ordem alfabética, com suas respectivas definições e referências bibliográficas.

Autores(as):

Ministério do Turismo

METODOLOGIAS DE PESQUISA EM TURISMO EM 2018

O Turismo tem um grande impacto na economia, no meio ambiente, nas comunidades locais e nos próprios turistas. Por isso, ele é um fenômeno que, assim como qualquer outro, precisa ser investigado e planejado para que se atinjam melhores resultados econômicos e sociais, reduzindo seus impactos negativos

Autores(as):

Observatório do Turismo de Minas Gerais

Sol, praia e a “destinação” da cidade: compreendendo a turistificação de Maceió-Alagoas-Brasil

O objetivo geral deste estudo é compreender quais são as principais características espaço-temporais da evolução de Maceió-AL, enquanto destinação turística, com ênfase analítica em processos territoriais mais recentes, pertinentes ao momento de pós-estagnação desse destino.

Autores(as):

Daniel Arthur Lisboa de Vasconcelos

Uso e Influência das Mídias Sociais no Planejamento de Viagens: um estudo quantitativo

O objetivo geral do estudo foi medir o uso e a influência das mídias sociais durante o processo de planejamento de viagens turísticas, bem como o nível de confiança atribuído pelos turistas a essas ferramentas on-line, comparativamente a outras fontes de informação disponíveis.

Autores(as):

Sheila Cristina de Souza e Danielle Fernandes Costa Machado

SISTEMA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO MUNICIPIO DE MACEIÓ - AL. Identificação dos Problemas Decorrentes do Transporte Interestadual, Intermunicipal e Complementar na Região Metropolitana.

O que se fornece são subsídios técnicos, por meio de um diagnóstico e prognostico baseado em monitoramentos e avaliações com definições, com vistas à conjugar os diversos instrumentos do planejamento urbano à política de transporte, no sentido de se aprimorarem conceitos e práticas para uma melhora do sistema de transporte de passageiros no município de Maceió.

Autores(as):

SINART e SMTT

A emergência da urbanização turística com base na rede hoteleira da cidade de Maceió-Alagoas

Esta pesquisa tem como tema a emergência da urbanização turística com base na rede hoteleira da cidade de Maceió-Alagoas, tendo por objetivo investigar o processo de urbanização turística da cidade de Maceió a partir da implantação da sua rede hoteleira.

Autores(as):

Juliana Costa Melo

ARCABOUÇO E DIRETRIZES - TURISMO BRASILEIRO

O presente documento apresenta o arcabouço e as diretrizes estratégicas elaborado a partir do Plano Nacional de Turismo 2013-2016, contendo orientações e proposições de ações táticas, para a implementação de um conjunto de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo no País.

Autores(as):

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC e UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

PROCESSO DE MINERAÇÃO DE CONTEÚDOS EM MÍDIAS SOCIAIS PARA AUXÍLIO NA GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS

O presente estudo teve por objetivo propor um processo de mineração de conteúdos em mídias sociais para auxiliar na gestão de destinos turísticos composto por sete fases.

Autores(as):

GUILHERME MENDES THOMAZ

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
observatoriomaceio@gmail.com

Observatório de Turismo de Maceió. Todos os direitos reservados

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Av. da Paz, 1422 - Centro
Maceió/AL - CEP 57020-440

+55 82 3336 3650
observatoriomaceio@gmail.com

Observatório de Turismo de Maceió. Todos os direitos reservados